Tuesday, February 05, 2008

Fim do Ensino Especializado de Música no 1º Ciclo

Foto: wehavekaosinthegarden.blogspot.com

Pela primeira vez vou opinar politicamente neste Blog, mas a revolta é mais que muita.
Que a Ministra da Educação era uma nódoa já se sabia, desprovida de qualquer sentido ou orientação para a pedagogia também já se sabia, que deve ter o cérebro do tamanho de uma ervilha ( antes de ser colocada dentro de água) descobri hoje.
Não é que essa B.E.S.T.A. quer acabar com o Ensino Vocacional (especializado) de Música no 1º ciclo? Quer acabar com o Regime Articulado e Supletivo?
Eu sou a favor das Actividades de Enriquecimento Curricular(AEC), mas será que Sua Alteza pensa que vai conseguir ensinar violino, violoncelo, piano, guitarra, harpa, alaúde, trompete nas AEC? Quando as escolas nem sequer têm orgãos ou pandeiretas?
Sabe com que idade se deve iniciar a formação instrumental?
Eu fui aluna em Regime Articulado até ao 9º ano, a partir do 10º ano passei para o Supletivo porque as disciplinas que o articulado me fornecia eram insuficientes para o que achava que era um percurso académico adequado, mas segundo a Iluminada o supletivo caracteriza-se " por ser um ensino avulso no qual o estudante poderá ele próprio compor o seu currículo, sem obrigação de nenhum tipo de regras de precedências, podendo eternizar a sua presença na escola. Mais afirma o Ministério que o regime supletivo não permite uma certificação no final do ensino secundário visto o aluno poder optar por um diploma de ensino secundário de outra vertente, naquela em que frequenta as disciplinas não musicais. Não havendo certificação, não há sucesso escolar, conclui sem mais nem menos o Ministério. Para a 5 de Outubro os Conservatórios não formam alunos."
Fique o "Cérebro" a saber que eu tenho dois diplomas e que eu saiba, ambos reconhecidos pelos seu Ministério, o do final do secundário e o do 8º Ano do Conservatório(terminados os dois no mesmo ano e não eternizando a passagem pelo secundário, e sim alturas houve em que tive 14 disciplinas ao todo, entre elas dois instrumentos, mas não morri e consegui fazê-las todas e no prazo pré-estabelecido), aliás o último é um dos requisitos para ser professor de Música nas AEC segundo o Ministério da "Visionária" (mas pelos vistos não é certificado, provavelmente devia devolver a licenciatura à Universidade de Évora porque foi com estes dois certificados que entrei para o curso de Música, pelos vistos eu e os meus colegas entregámos certificados que não existiam na candidatura)
Enfim é o que dá qualquer um poder chegar a Ministro e ter nas suas mãos decisões para as quais não tem a mínima preparação e muito menos informação.
Por isso não tive qualquer dúvida ao assinar esta petição.

Leiam ainda o texto de Eurico Carrapatoso no Belogue de Notas.
Também é de Eurico Carrapatoso o seguinte comentário, junto à sua assinatura na petição: «
Nunca o "triunfo dos porcos" teve uma manifestação tão tangível, quer no sentido metafórico, quer no sentido estrito. Os fascistas eram maus mas não eram ignorantes. Estes "porcos triunfantes" são maus e ignorantes.»

Comunicado do Conservatório Nacional de Lisboa

5 comments:

Anonymous said...

Parabéns pelo Blogue que descobri apenas recentemente.
De acordo com este post parece-me que estudaste música na Universidade de Évora. Eu também.
Quem serás...?

MT said...
This comment has been removed by the author.
MT said...

Olá!

Não foste ao último Jantar de Curso, mas estás perdoado porque soube que foste pai, os meus parabéns para ti e para a tua flautista.
Pista: Tenho saudades de fazer música de câmara contigo! No tempo em que os Exames ainda eram no Auditório da Universidade.
Já sabes quem sou?
Temos de combinar uma jantarada com as meninas pianistas e o professor/compositor do Algarve.

Beijinhos

Anonymous said...

Para seres do tempo dos Exames no Auditório...
Um nome a começar por "m"...(ou não?)
só o "t" é que me faz confusão...
Será que o último nome também começará por "m"?

MT said...

Sim o último nome também começa por M. Mistério resolvido