Friday, January 18, 2008

"Fado Roubado" - Paula Oliveira e Bernardo Moreira



Ontem de madrugada, quando vinha para casa, ouvi na Antena 1 uma entrevista com Paula Oliveira,onde apresentava o seu novo trabalho "Fado Roubado" no qual mantém a parceria com Bernardo Moreira (iniciada em "Lisboa que Adormece").
A cantora e o pianista são referências incontornáveis no panorama do jazz nacional. José Duarte considerou o último álbum do duo como o trabalho da vida de Paula Oliveira, no entanto e no meu entender este é consideravelmente melhor (não acredito em discos da vida, o disco da vida de alguém é sempre o próximo...).
Considero antes de tudo "Fado Roubado" uma merecida homenagem à Poesia e Música portuguesa do séc. XX, uma óptima antologia se preferirem o termo.
É transcendental o que este arranjo faz à poesia de Fernando Pessoa. A doçura que sai das mãos do Bernardo Moreira, a voz bastante timbrada de Paula Oliveira, o ondular sereno do Contrabaixo misturados dionisicamente com o ritmo pacifico da percussão, atraem-nos como ambrósia.
Antes de ouvirem "Há uma música no povo" aconselho-vos a fechar os olhos e imaginarem um domingo bastante chuvoso, um livro, chá e esta música.

Deixo-vos então a desfrutar deste néctar dos deuses....

Links para excertos de outras músicas do álbum:

Estrela da Tarde
Horn Please
Gaivota

No comments: