Thursday, September 06, 2007

Luciano Pavarotti (1935-2007)



Última actuação de Luciano Pavarotti na abertura dos Jogos Olimpicos de Inverno Turim 2006

Goste-se ou não da pessoa em si, o que é facto é que morreu um dos maiores vultos do canto lírico do Séc. XX/XXI. O mundo da música está mais pobre.
Aliás nos últimos tempos vários têm sido os nomes que nos têm deixado, grandes referências como Schwarzkopf ou Rostropovich, só para citar dois exemplos.

Luciano Pavarotti acompanha-me desde a infância, tinha nove anos quando comecei a tentar imitar a sua voz, achava que se conseguisse imitar o Luciano Pavarotti conseguia produzir qualquer som com a minha voz, porque a voz de Luciano Pavarotti era sinónimo de perfeição vocal. Com o passar do tempo conheci outras referências e outros "idolos" mas Luciano Pavarotti ficou sempre como a referência vocal da minha infância.

Hoje fiquei triste quando ouvi a noticia da sua morte, acho que pensamos que pessoas desta grandiosidade nunca morrem, que são eternos....bem para a História nunca há-de morrer e daqui a 200 anos, o nome de Pavarotti, ainda fará parte dos manuais de História da Música como um dos maiores cantores de todos os tempos.

Como curiosidade: Pavarotti fez parte do recorde do Guiness com o maior número de chamadas a palco 165 e o cd "In Concert" dos Três Tenores foi o álbum de música erudita mais vendido.

No comments: