Thursday, February 09, 2006

Soror Mariana

Foto: Mariana


Como pode um grande amor, moldar toda uma vida de sofrimento e dedicação ao mesmo, deixando até de viver, não no sentido biológico mas emocional?
Acabei de ler o livro “Mariana” de Katherine Vaz, baseado em factos verídicos da vida da Freira Mariana Alcoforado, de Beja, e nas cartas que esta escreveu ao seu apaixonado. Mariana viveu no século XVII, e iniciou a sua vida simultaneamente com a guerra da Independência de Portugal em relação a Espanha, mais não digo, aconselho-o a todos.
Confesso que me emocionou, chorei muitíssimo à medida que o número de páginas ia avançando, o espírito de Mariana era forte, rebelde, orgulhoso e decisivo, gostaria de conhecer mais sobre a sua vida.
As suas cartas traduzidas para várias línguas inspiraram escritores e artistas como Stendhal, Rodin, José Maria Rilke ou até Jean-Jacques Rosseau.
Quanto a mim fiquei bastante presa à história de Soror Mariana e desejo voltar a ler, mais e mais sobre este assunto. Um amor que não fica aquém do de Pedro e Inês.
Portugal está de facto recheado de grandes histórias de amor, se conhecerem mais… digam, vamos tornar este blog um espaço de divulgação literária, deixem as vossas sugestões, revelem os livros que vos inspiram para que todos possamos partilhar essas mesmas inspirações.

4 comments:

António said...

São famosas "As cartas de Soror Mariana". Mas nunca as li.
Sugeres a divulgação de outros amores da literatura portuguesa.
Aqui deixo alguns casos:
Paulo e Anabela; Zé Luis e Cristina; Zé Luis e Rosa...eh eh eh

Obrigado pela tua visita, minha querida amiga.
E desde já te digo que um dos finais possíveis que está na minha cabeça é precisamente a morte do Zé Viúvo por enfarte do miocárdio.
Pelo menos acabava no fim...ah ah ah.

Beijinhos

Diolindinha said...

O amor é assim, minha vizinha, incondicional...
Venha até cá tomar um cafezinho!

António said...

Obrigado pela visita.
Pois...o Zé Viúvo tem um bom coração.
Não só pelo que disseste no teu "comment" mas também porque se "apaixona" com facilidade.
eh eh

Beijinhos

António said...

Obrigado pela tua apreciação global à minha novela "O viúvo".
Como dizes, o processo de criação de uma história (já com uma extensão apreciável) a partir do nada, não é fácil.
O meu próximo post vai procurar mostrar isso mesmo.
Terá o sugestivo título de "The making of...O viúvo".
Depois, farei uma pausa na produção de trabalhos deste género.
Quando ( e se) me sentir com inspiração e força para novo projecto deste tipo...avançarei.
Mas não vai ser, seguramente, nos tempos mais próximos.

Beijinhos