Thursday, November 17, 2005

Casa do Passal - Aristides Sousa Mendes

Através de um comentário ao post anterior, fui tentar descobrir a realidade da Casa do Passal e deparei- me com um triste cenário, mais um marco da nossa história está prestes a desaparecer diante dos nossos olhos, sem que ninguém faça nada para impedir.
Não vos vou relatar os factos da vida de Aristites Sousa Mendes, até porque, descobri que já existem diversos "blog" a abordar esse assunto.
Mas pergunto-me se em vez de bustos, concertos de homenagem, nomes de rua,etc, se o melhor tributo a este Homem não seria restaurar a casa que ele construiu para albergar a sua enorme familia ( teve 14 filhos) e familias inteiras de Judeus, cuja vida ajudou a salvar.
Não deveria aquela bonita casa ser considerado um monumento do Anti-Holocausto, ou até mesmo Património Histórico da Humanidade?
Aristide Sousa Mendes morreu na miséria apesar da sua infinita generosidade, não seria altura de alguém a retribuir preservando a sua memória, ou até mesmo usando a Casa do Passal como um Museu, que contasse esta magnifica história de coragem às futuras gerações.
Com tantos Batmans e Superhomens a povoar o imaginário infantil seria bem melhor que os substituissem por herois de verdade.

Sites e Blogs relacionados:

www.ipv.pt/millenium25/26_16htm
www.vidaslusofonas.pt/sousa_mendes.htm
www.sopadenabos.blogspot.com
www.sousamendes.blogspot.com
www.antoniopovinho.blogspot.com/2005/10/cabanas-de-viriato-e-casa-do-passal.html


MT

4 comments:

Micas10 said...

See more about Sousa Mendes in

http://www.soroptimist-israel.org/international/asm_testimonial.htm

http://antoniopovinho.blogspot.com

Micas10 said...

Ver http://amigosdesousamendes.blogspot.com

Anonymous said...

SERÁ POSSÍVEL, QUE A CASA MEMORIAL DE ARISTIDES SOUSA MENDES, AINDA NÃO TENHA SIDO RECONSTRUÍDA, APÓS DOAÇÃO DE 50 MIL CONTOS, NO ANO DE 2000? ESTE HOMEM FOI MUITO SUPERIOR A SCHINDLER - SABE-SE HOJE. MAS, COMO É PORTUGUÊS...
CADA VEZ ME ENTRISTECE MAIS A CLASSE GOVERNANTE DESTE SÍTIO CADA VEZ MAIS MAL FREQUENTADO.
VERGONHA DAS VERGONHAS

Anonymous said...

Sugiro, que o nome deste admirável ser humano conste numa das principais artérias de uma nossa cidade, sendo fazendo juz à sua grandiosidade.
Se por aí prolifera inúmera toponimia de nomes insanos e insignificantes, é urgente que se faça JUSTIÇA e se divulgue, amplamente, a nível mundial, este símbolo de portugalidade.