Sunday, February 24, 2008

Já não se pode com....

  • O Casal Sarkozy - eu até simpatizava com ambos mas confesso que agora já enjoam....
  • Blogs cor de rosa - escritos por meninas muito seguras de si próprias e cheias de mania
  • Ota vs Alcochete - O de gladiar de argumentos mesmo após decisão
  • CSI - agora até no Expresso temos de levar com isso...fora com a brigada do cotonete seja em que versão geográfica for
  • Amy Winehouse - sejamos francos a senhora não é assim tão boa no que faz para merecer todo este destaque, se não fossem os abusos poucos falavam dela
  • Hugo Chávez e a bajulação a Fidel Castro
  • Recibos verdes
  • O colarinho das camisas de Paulo Portas
  • A corrupção de Paulo Pereira Coelho
  • Caso Maddie
  • Nuno Markl - uma espécie de herói nacional fajuto do humor, que ainda por cima parece omnipresente...não há como nos livrarmos dele, na rádio, na tv, na net, directa ou indirectamente está lá....

Friday, February 22, 2008

Museu Virtual Aristides Sousa Mendes


Foi inaugurado o Museu Virtual de Aristides Sousa Mendes, aconselho-vos a visita. Pena é que o Museu Real de Aristides Sousa Mendes na Casa do Passal não seja também uma realidade. Esperemos que um dia venha a ser.

Sunday, February 17, 2008

Rain




Urian Heep, uma banda dos anos 70, que por altura dos meus 8/9 anos fazia parte dos "vynil" que eu mais punha a tocar.
Hoje como está a chover lá fora lembrei-me deste "Rain". Podia-me ter dado para pior....

Thursday, February 14, 2008

Sanson et Dalila - Camille Saint-Saëns



Continuando nas árias que mais me marcaram, aqui está uma excelente interpretação de Olga Borondina e Plácido Domingos de "Mon coeur s'ouvre à toi voix", infelizmente não consegui colocar o video em que eles estão em cena porque a qualidade sonora era mais uma vez má.

Dido e Aeneas - Henry Purcell





Deixo-vos um enxerto de uma das minhas Óperas preferidas, uma das minhas personagens predilectas, poucas me deram tanto gozo interpretar com a Dido de Purcell.
Embora em termos sonoros este não seja o vídeo ideal para apresentar,tem demasiado ruido de fundo, é no entanto o que mais se aproxima da minha visão/interpretação desta obra.

Wednesday, February 13, 2008

Lendas Maori I - Maui

Foto: עפר in "http://picasaweb.google.com/oferzak"

Maui viveu em Hawaiiki e tinha uns poderes mágicos que poucos conheciam. Um dia quando era pequeno, escondeu-se no fundo do barco dos irmãos para ir poder pescar com eles. Remaram e remaram e quando já estavam em alto mar, Maui foi descoberto por eles, mas não o puderam levar de volta, porque tinha usado os seus poderes mágicos, para fazer parecer a costa muito mais longe do que estava na realidade.

Sem poder voltar para trás, os irmãos continuaram a remar. Quando já estavam em alto mar Maui deitou o seu anzol pela borda da canoa (waka), como era um anzol mágico passado um bocado sentiu um forte puxão na linha, mas não era um puxão qualquer era demasiado forte para ser de peixe normal, por isso pediu ajuda aos seus irmãos.

Depois de muito puxar e lutar, de repente emergiu Te Ika a Maui ( o peixe de Maui), hoje conhecido como a North Island da Nova Zelândia. Maui disse aos seus irmãos que os deuses poderiam ficar zangados com isto, e pediu-lhes para esperar um pouco enquanto fazia as pazes com os deuses.

No entanto, assim que Maui desapareceu os seus irmãos começaram a discutir a posse da nova terra, pegaram nas suas armas e começaram a bater repetitivamente com violência no chão, estes golpes na terra criaram as muitas montanhas e vales da North Island que podemos ver hoje em dia.

A South Island que é conhecida como Te Waka a Maui (a canoa de Maui) e a Stwart Island que fica no sul da Nova Zelândia, é conhecida como Te Punga a Maui ( o ancoradoro de Maui), pois era o ancoradoro que segurava a canoa de Maui enquanto este puxava o peixe gigante.


Fonte:The New Zealand Encyclopedia 4th Edition

Tuesday, February 12, 2008

Paikea






Porquê? Porque hoje estou assim como que emersa nas profundas águas do Oceano.

PAIKEA

Uia mai koia,

Whakahuatia ake;

Ko wai te whare nei e?

Ko Te Kani

Ko wai te tekoteko kei runga?

Ko Paikea! Ko Paikea!

Whakakau Paikea. Hei!

Whakakau he tipua. Hei!

Whakakau he taniwha. Hei!

Ka ū Paikea ki Ahuahu. Pakia!

Kei te whitia koe

ko Kahutia-te-rangi. Aue!

Me awhi o ringa ki te tamahine

a Te Whironui. Aue!

Nāna i noho Te Roto-o-tahe.

Aue! Aue!

He koruru koe, koro e

Monday, February 11, 2008

Vencedores dos Grammys 2008


Depois de muito procurar lá encontrei no site da MTV a lista com os vencedores dos Grammys 2008 .
O resto da imprensa está mais interessado nos escândalos Amy Winehouse, do que em divulgar os galardoados. Parece que o estilo TVI/24 horas está a espalhar os seus tentáculos.

Deixo-vos com uma dupla muito original Alicia Keys e Frank Sinatra (esse Abrunhosa Americano....não liguem à asneira é uma private joke, desculpem o abuso) ontem na 50ª Edição dos Grammys.



Nevskypr

Aconselho-vos este blog do português João Tiago Santos, estudante de Direcção de Orquestra em São Petersburg. Muito interessante.

Saturday, February 09, 2008

Adele Adkins



Descobri por acaso a voz desta menina de 19 anos chamada Adele Adkins. Quem quiser saber mais alguma coisa sobre a jovem cantora pode espreitar esta entrevista ou dar uma olhadela no myspace.
É de facto uma voz a ter em atenção no futuro. Este novo álbum "Chasing Pavements", cujo single podem ver/ouvir no video anterior, estará concerteza entre os mais ouvidos, em Inglaterra, neste 2008. Deixo-vos com uma actuação ao vivo fantástica.


Thursday, February 07, 2008

Amy Winehouse - Rehab



Não ia não ia, mas foi....

Feist ganha Shortlist




A cantora canadiana Feist, de quem gosto bastante, ganhou o Shortlist Music Prize pelo álbum "Reminder".
Segundo o Nielson Soundscan o álbum já vendeu 515.000 cópias nos Estados Unidos e Canadá.
Este prémio pode ser visto como um bom presságio para os Grammys, para os quais está nomeada em quatro categorias ( Best New Artist, Best Short Form Music Video, Best Female Pop Vocal Performance e Best Pop Vocal Album).

Letra:

One Two Three Four
Tell me that you love me more
Sleepless, long nights
That was what my youth was for

Oh teenage hopes are lying at your door
Left you with nothing
But they want some more

Oh, oh, oh
You're changing your heart
Oh, oh, oh
You know who you are

Sweetheart, bitter heart
Now I can't tell you apart
Cozy and cold
Put the horse before the cart

Those teenage hopes
Who have tears in their eyes
Too scared to own up
To one little lie

Oh, oh, oh
You're changing your heart
Oh, oh, oh
You know who you are

One, two, three, four, five, six, nine, and ten
Money can't buy you back the love that you had then
One, two, three, four, five, six, nine, and ten
Money can't buy you back the love that you had then

Oh, oh, oh
You're changing your heart
Oh, oh, oh
You know who you are
Oh, oh, oh
You're changing your heart
Oh, oh, oh
You know who you are

Wednesday, February 06, 2008

Primárias / "Causcuses" nos Estados Unidos

Para os interessados aqui vão alguns dados provisórios contando já com resultados da Super-Tuesday:

- Clinton - 740 delegados
- Obama - 659 delegados

- McCain - 576delegados
- Rommey - 251 delegados
- Huckabee* - 160 delegados

* prevê-se que desista hoje



Tuesday, February 05, 2008

Fim do Ensino Especializado de Música no 1º Ciclo

Foto: wehavekaosinthegarden.blogspot.com

Pela primeira vez vou opinar politicamente neste Blog, mas a revolta é mais que muita.
Que a Ministra da Educação era uma nódoa já se sabia, desprovida de qualquer sentido ou orientação para a pedagogia também já se sabia, que deve ter o cérebro do tamanho de uma ervilha ( antes de ser colocada dentro de água) descobri hoje.
Não é que essa B.E.S.T.A. quer acabar com o Ensino Vocacional (especializado) de Música no 1º ciclo? Quer acabar com o Regime Articulado e Supletivo?
Eu sou a favor das Actividades de Enriquecimento Curricular(AEC), mas será que Sua Alteza pensa que vai conseguir ensinar violino, violoncelo, piano, guitarra, harpa, alaúde, trompete nas AEC? Quando as escolas nem sequer têm orgãos ou pandeiretas?
Sabe com que idade se deve iniciar a formação instrumental?
Eu fui aluna em Regime Articulado até ao 9º ano, a partir do 10º ano passei para o Supletivo porque as disciplinas que o articulado me fornecia eram insuficientes para o que achava que era um percurso académico adequado, mas segundo a Iluminada o supletivo caracteriza-se " por ser um ensino avulso no qual o estudante poderá ele próprio compor o seu currículo, sem obrigação de nenhum tipo de regras de precedências, podendo eternizar a sua presença na escola. Mais afirma o Ministério que o regime supletivo não permite uma certificação no final do ensino secundário visto o aluno poder optar por um diploma de ensino secundário de outra vertente, naquela em que frequenta as disciplinas não musicais. Não havendo certificação, não há sucesso escolar, conclui sem mais nem menos o Ministério. Para a 5 de Outubro os Conservatórios não formam alunos."
Fique o "Cérebro" a saber que eu tenho dois diplomas e que eu saiba, ambos reconhecidos pelos seu Ministério, o do final do secundário e o do 8º Ano do Conservatório(terminados os dois no mesmo ano e não eternizando a passagem pelo secundário, e sim alturas houve em que tive 14 disciplinas ao todo, entre elas dois instrumentos, mas não morri e consegui fazê-las todas e no prazo pré-estabelecido), aliás o último é um dos requisitos para ser professor de Música nas AEC segundo o Ministério da "Visionária" (mas pelos vistos não é certificado, provavelmente devia devolver a licenciatura à Universidade de Évora porque foi com estes dois certificados que entrei para o curso de Música, pelos vistos eu e os meus colegas entregámos certificados que não existiam na candidatura)
Enfim é o que dá qualquer um poder chegar a Ministro e ter nas suas mãos decisões para as quais não tem a mínima preparação e muito menos informação.
Por isso não tive qualquer dúvida ao assinar esta petição.

Leiam ainda o texto de Eurico Carrapatoso no Belogue de Notas.
Também é de Eurico Carrapatoso o seguinte comentário, junto à sua assinatura na petição: «
Nunca o "triunfo dos porcos" teve uma manifestação tão tangível, quer no sentido metafórico, quer no sentido estrito. Os fascistas eram maus mas não eram ignorantes. Estes "porcos triunfantes" são maus e ignorantes.»

Comunicado do Conservatório Nacional de Lisboa